top of page

Talvez as paisagens mais impressionantes que eu já vi. A Serra dos Órgãos é totalmente mágica. Uma trilha que te surpreende a cada momento com visuais de tirar o fôlego!

Essa travessia, também conhecida como Petrópolis x Teresópolis, atravessa o Parque Nacional da Serra dos Órgãos de uma cidade para a outra na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

No primeiro dia o trajeto todo é praticamente só subida, contínua e leve. É maravilhoso, conforme se vai ganhando altitude, o horizonte revela cada vez mais montanhas e a vista só melhora. Quando já estamos bem alto, as nuvens podem formar um tapete branco e compor um pôr do sol espetacular. O primeiro acampamento é nos Castelos do Açu, nome que vem da forma de uma estrutura de rochas que marca o local.

O segundo dia deve começar bem cedo em direção ao cartão postal da travessia, os Portais de Hércules. Atenção para não deixar de fazer esse desvio, que não consta no caminho tradicional. Chegar há tempo de ver o nascer do sol entre os “órgãos” é fenomenal. Esse nome veio da semelhança da serra com o instrumento musical. Ali estão o “Dedo de Deus” e tantas outras formações únicas ícones da região.


A travessia segue com a vista também linda do “Garrafão”, e então temos as maiores aventuras dessa trilha, três obstáculos que exigem um pouco de atenção e técnica. Primeiro a via ferrata, nada mais é do que uma “escada” de ferro na rocha. A subida não é totalmente vertical, mas é longa e tem alguns degraus faltando. Basta se segurar com firmeza e, em caso de medo de altura, não olhar para baixo. Depois tem o “tobogã”, que é uma descida íngreme entre as pedras. É um trecho bem curto, mas é bom usar uma corda para se apoiar. Por último, tem o cavalinho, uma pedra no meio do caminho que exige que a pessoa monte nela para ultrapassá-la. Por ficar numa área desabrigada, esse obstáculo pode dar medo. Algumas pessoas usam até equipamento de escalada para subir. Para quem está tranquilo não há a necessidade, mas é bom ter pessoas se ajudando para passar as malas para cima e dar um apoio com as mãos.


Esse dia se encerra no acampamento do Sino. Uma boa opção é deixar a Pedra do Sino para o terceiro dia, que não oferece tanto entretenimento. Acordar cedo e ver o nascer do sol na Pedra do Sino é lindo demais. Inclusive, lá de cima, é possível avistar até a Baía de Guanabara, do Rio de Janeiro.

O último dia é apenas a volta. Uma caminhada sem fim por curvas e mais curvas descendo pela mata. Na chegada à sede do parque é possível curtir um mergulho na água bem gelada das pequenas cachoeiras do local.


Quando ir: no inverno. É muito importante que não esteja chovendo, para a segurança da trilha e aproveitamento das paisagens. As temperaturas durante o dia são bem elevadas e de noite caem por volta dos zero graus.


Quantos dias: 3 dias é o ideal para essa travessia. Da para fazer a trilha toda até em um só dia, mas não vai dar para aproveitar muito. Mais do que 3 dias também pode ser bom, mas aumenta o peso de roupas e comida que você precisa carregar.


Agência ou independente: na minha opinião, as agências cobram muito caro por essa travessia. Como a entrada no parque e os campings são de graça, sai bem mais em conta juntar um grupo, fazer as reservas independentemente e contratar um guia. Também é bom fechar um transporte de Petrópolis até a entrada do Parque, que fica bem distante do centro da cidade. Já em Teresópolis, é tranquilo sair andando direto da portaria do Parque para a cidade.

O que levar: mochila pequena com o mínimo de peso possível. Barraca, isolante térmico e saco de dormir. Roupas leves, bota e casaco. Lanterna, papel higiênico, lenço umedecido, protetor solar, escova de dente, boné, chinelo. Garrafa de água, lanches, kit de cozinha e comidas.


Reservas: É necessário fazer a reserva para os acampamentos com muita antecedência, pois conforme as datas são liberadas, já vão sendo preenchidas. São poucas vagas por dia. Para quem pode fazer a travessia em dias de semana, é bem mais tranquilo, ou escolha um final de semana mais a segunda feira. Os dias mais concorridos são sexta, sábado e domingo.



bottom of page