top of page

Em Extrema, pertinho de São Paulo, a Serra do Lopo é um ótimo lugar para quem quer se aventurar em trilhas sem grande dificuldade com vistas lindas. E ainda dá para fazer acampamento selvagem e curtir a noite estrelada e um nascer do sol privilegiado.

O atrativo principal é o Pico do Lopo. Muita gente faz a trilha até lá, ida e volta, em um dia. É uma trilha de nível fácil, com diversos mirantes e belas matas.

O caminho se inicia na Pousada Céu da Mantiqueira, que fica próxima à rampa de voo livre, um mirante que todo mundo conhece por lá. É necessário pagar uma taxa para fazer a trilha e se for acampar é bom reservar antes, pois as vagas são limitadas. Para chegar até lá é uma longa subida de estrada de terra. Até dá para ir a pé, mas são cerca de 10km do centro da cidade. Eu pedi um uber para subir e, após muitas viagens canceladas, percebi que nenhum motorista aceita essa corrida, porque não vale a pena para eles. Por sorte um motorista desavisado aceitou me levar. Mas o ideal seria acertar esse transporte com alguma agência de turismo, mais garantido. Outra opção é pedir carona, foi o que eu fiz na volta. Sempre gosto de conhecer outros viajantes nas caronas e costumo ter boas experiências.

Extrema é uma cidadezinha pequena e bonita. Tem diversas outras trilhas, cachoeiras e pontos turísticos, comida típica mineira e pracinha central com igreja. Os ônibus de São Paulo para lá saem da rodoviária do Tietê em diversos horários e a viagem demora apenas 1h30. A rodoviária fica próxima ao centro da cidade e é fácil ir andando.

Toda trilha em montanha deve ser feita em período de seca, ou seja, preferencialmente no inverno. Nunca se arrisque em altitudes elevadas com chuva. E mesmo que durante o dia esteja muito calor, quando o sol se põe as temperaturas caem muito, é importante levar agasalhos.

É super possível fazer essa trilha sem guia, ela é toda bem demarcada e tem algumas sinalizações. Mas é bem importante já ter experiência de localização e pesquisar sobre o caminho antes. A única parte mais confusa é na Pedra das Flores, onde a trilha se perde um pouco no chão de pedra.

O caminho passa primeiro pela Pedra dos Cabritos, onde já se tem uma bela vista. Depois chegamos à Pedra das Flores, que é um dos lugares mais interessantes. Lá se tem a paisagem mais bonita, com o Pico do Lopo ao fundo. É o lugar ideal para assistir ao nascer ou pôr do sol. Seguindo na trilha, o destino final é o Pico do Lopo, uma grande pedra vertical. Você pode chegar até ela e se contentar por ali mesmo ou querer subir. A subida da pedra é uma escalada simples, com as cordas que ficam lá para ajudar não é difícil, mas só suba se estiver se sentindo seguro e lembre-se que ainda tem a descida depois. Depois disso, dá para subir mais ainda, mas só com equipamento de escalada.

É permitido acampar em qualquer parte da trilha e, para mim, isso é o mais legal, fazer um camping selvagem com paisagens tão lindas. Há vários pontos com espaço para montar barracas. Eu escolhi um cantinho ao lado da Pedra das Flores, que fica bem reservado e protegido por uma pedra alta. Fiz a trilha até ali, montei minha barraca e deixei todo o peso, então segui até o Pico do Lopo. Na volta, assisti ao pôr do sol na Pedra das Flores e depois preparei minha janta e fui dormir.

Não existe nenhuma estrutura e também não encontrei fontes de água. Para acampar é necessário ir totalmente preparado. Nunca deixe nada de lixo ou sujeiras na natureza. Muita gente acampa por lá, principalmente em feriados e finais de semana, mas no dia em que eu fui não havia mais ninguém.

Foi uma experiência deliciosa! Eu levei minha irmã adolescente, que não tem nenhuma experiência de trilha, e ela também adorou. No dia seguinte curtimos o nascer do sol só para nós, aproveitamos mais um pouco e depois descemos de volta para Extrema.