Montañita – Praias, baleias, surf e agito

 

Quando ir: no verão para aproveitar o sol e o calor ou entre julho e setembro para ver as baleias.

 

Quantos dias ficar: no mínimo 2 para conhecer Los Frailes e ver as baleias em Puerto Lopez, mas dá para ficar bem mais curtindo as praias e a noite de Montañita.

 

Como chegar: desde Gayaquil são 3h de ônibus. Tem a opção de ir direto ou tomar um ônibus para Santa Elena e pegar outro lá.

 

O que fazer: ir à praia, surfar, passear pelas ruazinhas de noite, visitar a praia Los Frailes considerada a mais bonita do país, ir a Puerto Lopez fazer o tour para avistar as baleias jubarte.

 

Onde ficar: há muitas opções de hospedagem. A área mais agitada é ao redor da rua Vicente Rocafuerte. Eu indico o Hostel Casa Azul, que fica um pouco afastado da bagunça.

 

Transporte: por Montañita o melhor é andar a pé. Para ir a Los Frailes ou Puerto Lopez há um ônibus que percorre a Ruta del Spondylus por todo o litoral do Equador e passa toda hora, você paga de acordo com a distância.

 

Comida: o que não falta são restaurantes em Montañita, tem muita diversidade e opções para todos os gostos, inclusive vegetarianos e veganos.

 

Dinheiro: no Equador se utiliza o dólar, a moeda dos Estados Unidos mesmo. É mais vantajoso já viajar com dólares do que deixar para trocar reais lá. Eles usam também suas próprias moedas valendo como dólares, mas elas não são válidas no resto do mundo. É comum não aceitarem notas de 50 ou 100. Não encontrei muitos lugares que aceitassem cartão de crédito no país.

 

Clima: no verão é bem quente. No inverno fica um pouco mais fresco, chove mais e o sol quase não aparece, mas ainda dá para curtir as praias e a água do mar não é gelada.

 

          Montañita é uma vila praiana fofa e simpática no litoral do Equador. Ali vão principalmente surfistas, hippies e jovens em busca de belas praias e festas. O lugar é famoso pelas ondas e pela noite agitada. As ruas principais são poucas, ao redor da Rua Vicente Rocafuerte, onde se concentram muitos restaurantes e barraquinhas de artesanato. É bem gostoso ir à praia e passear a pé por lá.

          Um lugar próximo e imperdível é Los Frailes, considerada a praia mais bonita do Equador. Espere o ônibus na estrada e peça para te avisarem quando chegar. É preciso dar o nome na entrada e caminhar por uma estradinha até o início da trilha ou seguir direto para a praia (40 minutos andando, dá para pedir carona também). Eu recomendo ir pela trilha, que é linda, e voltar pela estrada. Passei por um mirante e várias prainhas bonitas cheias de pedras, até chegar em outro mirante de onde já se observa Los Frailes. A praia é bem grande e ótima para nadar nas águas verdes do Pacífico.

 

          Outro passeio maravilhoso é ir a Puerto Lopez avistar as baleias jubarte, desde que seja a época certa. Eu fechei um tour em Montañita e me levaram de van a Puerto Lopez, mas também dá para ir de ônibus e fechar o passeio lá. Os barcos são todos parecidos e saem mais ou menos na mesma hora, cheios de turistas. Após navegarmos por um tempo procurando, avistamos uma baleia saltando ao longe e fomos em sua direção. Vários barcos pararam ao redor do casal de baleias e ficamos todos assistindo ao show. Foi emocionante. Depois seguimos em direção à Isla Salango, vimos tartarugas e Piqueros de Patas Azules, pássaros típicos da região. Entrei na água com snorkel e vi peixinhos coloridos.                 

 

 

Share on Facebook
Please reload