Achilles International Brazil - Guia voluntária para atletas com deficiência

               Nas corridas de rua em que eu competia sempre via pessoas com deficiência participando acompanhada de outros atletas. Eu me emocionava com essas cenas e tinha vontade de poder contribuir também pela acessibilidade do esporte. Então conheci a Achilles International Brazil, que une pessoas com deficiência e guias voluntários para correr juntos.

                 Me inscrevi para ser guia e comecei a passar por um processo de treinamento. Além das corridas, nos encontramos algumas vezes no parque Ibirapuera e no centro de treinamento paraolímpico para aprender como agir em cada tipo de situação. Em exercícios com os olhos vendados ou pilotando as handcycles também sentimos na pele como é estar no lugar do atleta que vamos acompanhar. Todos lá são voluntários e muito dispostos a ajudar sempre tanto atletas quanto guias.

                Existem muitos tipos de deficiência diferentes e cada atleta exige um tipo de auxílio. Geralmente, quem tem deficiência intelectual ou auditiva precisa de companhia para encontrar os percursos corretos. Já os deficientes visuais necessitam de um acompanhamento mais próximo. E os atletas com deficiência motora precisam de ajuda para empurrar suas cadeiras de rodas ou de apoio de bikes quando usam suas handcycles. Os atletas e guias são pareados para as corridas de acordo com seu pace.

                 Na minha estreia nas corridas acompanhei um atleta com mais dois guias. Fomos o percurso inteiro conversando e rindo. Quando alcançamos a chegada, nos juntamos e passamos abraçados, foi um momento lindo e muito simbólico. Existe algo bonito em perceber o esporte como um ambiente leve e agregador em que cada um tem suas especificidades e objetivos únicos, mas todos se unem no prazer da prática. Atletas com deficiência também competem por lugar no pódio e muitas vezes inclusive ganham de atletas sem deficiência.

                Fazer parte da Achilles não é apenas ser guia, é trazer cada vez mais pessoas para os benefícios do esporte, é tirar as pessoas de casa para aproveitarem o dia ao ar livre, é fazer parte de uma equipe em que todos se apoiam e se alegram com as conquistas dos outros. Se isso também te interessa entre em contato: contato@achillesinternationalbrazil.com

 

 

Share on Facebook
Please reload