top of page



Quando ir: no verão o calor é mais garantido, mas até o inverno tem dias quentes. Nos meses de férias e feriados as praias ficam lotadas.


Como chegar: da rodoviária do Tietê em São Paulo saem ônibus para Maresias ou São Sebastião. De Maresias dá para pegar ônibus regular até as outras praias. Se o destino final for São Sebastião, confira se o caminho é pelo litoral, assim o ônibus vai passar pela sua praia e você já pode descer. Se o caminho for pela Rodovia dos Tamoios, chegando em São Sebastião você terá que pegar um ônibus regular até as outras praias.

Onde ficar: há opções de pousadas e casas para alugar em Maresias e Toque-toque, mas eu indico o Camping do Cacau na praia de Santiago.

Transporte: existe transporte público de ônibus regulares na estrada ligando uma praia à outra, mas a frequência não é tão grande.

Comida: as praias de Toque-toque e Maresias têm opções de restaurantes e mercadinhos. Em Santiago o Camping do Cacau também oferece serviço de bar e prato feito.

A cidade de São Paulo não tem praia, mas o estado tem um lindo litoral com muitas opções de todos os tipos. Eu gosto bastante do litoral norte e especificamente da cidade de São Sebastião, onde estão as praias de Maresias, Toque-toque Pequeno e Santiago, que ficam próximas e podem ser visitadas em uma mesma viagem.


A praia de Maresias se destaca como uma das áreas mais estruturadas, com opções de restaurantes e lanchonetes, bares, padarias e lojinhas. Lá o mar é bem bravo, ideal para surfistas, mas não muito convidativo para quem quer nadar. Maresias é um bom lugar para ir passear no final da tarde e aproveitar para fazer compras.

Já Toque-toque e Santiago são praias lindíssimas e sossegadas, com areia fininha e um mar delicioso. Dá para passear de caiaque ou stand up paddle e é possível ver peixinhos e tartarugas nadando.

Santiago é uma praia bem pequena e vazia. Ao seu redor existem apenas algumas casas e nenhum comércio. Ali está um dos únicos campings pé na areia da região. Ou seja, você pode montar sua barraca na areia da praia e acordar de frente para o mar. O camping tem tomadas espalhadas e banheiros com chuveiro quente, mas fica lotado em alta temporada e a bagunça pode incomodar. O resto da praia é sempre tranquilo e dá pra aproveitar até de noite com lanternas ou fazendo uma fogueira.


Entre Santiago e Toque-toque há um caminho de pedras pelo qual é possível atravessar. Não é necessário fazer nenhuma escalada, mas é bom ir com calçado adequado e se atentar ao nível do mar. No meio do caminho há uma mini prainha deserta.


A praia de Toque-toque Pequeno é maior que a de Santiago e mais cheia. À sua volta estão algumas opções de comércio e vários condomínios de casas. Há dois riozinhos de água doce que atravessam a praia, e o mar é de tombo. E o que mais encanta é no finalzinho da tarde quando o sol se põe no mar.

bottom of page