top of page

O Festival Ilumina acontece uma vez por ano, em julho, no Novo Portal do Beija-flor em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. É um evento enorme, que atrai muita gente de vários lugares do Brasil. A cidade fica cheia de visitantes interessados nas atrações, misturados aos muitos turistas que já frequentam a Chapada. O Ilumina é diferente de qualquer outro festival e mesmo quem chega por acaso é contemplado por toda a energia boa que circula ali.

O ingresso já avisa que durante o evento é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e drogas. E também, no festival toda a comida é vegana. Lá é um local de retiros, oração, de elevação espiritual, e é importante que as pessoas estejam presentes por completo, entregues de corpo e alma para viver a transformação.

Para chegar lá, a maioria das pessoas se hospeda em Alto Paraíso e vai de carro ou usa as vans que saem durante todo o dia. Também dá para pedir caronas na estrada. Ou você pode se hospedar no Novo Portal do beija-flor, em chalés compartilhados ou na área de camping. A estrutura é ótima e toda sustentável.

A entrada vale para todos os dias de festival e, uma vez lá dentro, você pode participar de tudo que quiser, as atividades vão desde cedo até a noite. Tem yoga, meditação, dança, palestras, música e shows. Para relaxar em momentos de descanso também dá para aproveitar e conhecer o lugar, que é lindo. Cercado por cerrado, tem um caminho que leva à cachoeira São Bento, com um poço ótimo para nadar.

Então não se esqueça de levar roupa de banho e roupas leves para o dia, que é bem quente e ensolarado. Também leve agasalhos para a noite, quando costuma esfriar bastante nessa época de inverno. Algumas pessoas também levam suas cangas e tapetes de yoga. Quanto às refeições, fique tranquilo para encontrar diversas opções maravilhosas na praça de alimentação, todas cobradas à parte. A água é oferecida à vontade em bebedouros pelo espaço. Nas duas vezes que fui ao Ilumina eu estava sozinha e foi ótimo. Acompanhado ou não, você vai acabar conhecendo um monte de gente legal.

Das minhas vivências preferidas, a que mais se destaca é a dança circular. Imagine milhares de pessoas em várias rodas girando ao redor de uma grande fogueira ao entardecer. Durante o dia inteiro vamos passando por experiências incríveis, profundas e transformadoras, até chegar nos super shows que encerram o festival de maneira apoteótica, com cantores como Lenine e Vanessa da Mata.

Todas as atividades são vivências intensas, oportunidades para sentir e se conectar com você mesmo e os outros. Durante o Ilumina, cria-se uma cumplicidade, todos se olham e se enxergam. Cada um se mantém aberto para conhecer o outro. É para sair de lá cheio de gratidão e otimismo.

Esse é o vídeo do Festival Ilumina de 2018, que eu tive o prazer de montar.

bottom of page