top of page

Quando ir: fora do inverno. Na Patagônia o clima é imprevisível, mas no inverno o frio é mais rigoroso.

Quantos dias ficar: 3 dias inteiros para fazer as principais trilhas.

Como chegar: de ônibus desde El Calafate. Tente sentar na frente e aproveitar a vista do Fitz Roy ao longo da estrada.

Onde ficar: o hostel Lo de Trivi é uma das boas opções na cidadezinha, a 17 dólares por noite.

O que fazer: são 3 as principais trilhas, ao Fitz Roy, à laguna Torre e à Loma del Pliegue Tumbado. Além disso, se você tiver um dia incompleto, dá para conhecer o mirador Los Cóndores e o Las Águilas e a cachoeira Chorrillo del Salto, próximos da cidade.

Famosa por se situar a beira do belíssimo Cerro Fitz Roy, El Chaltén é uma cidade muito pequena, que se desenvolveu ao redor do turismo. Sem grandes atrativos, ela oferece toda a estrutura necessária para os viajantes, mercados restaurantes e hospedagem.

São muitas as opções de trilhas. Apesar do principal atrativo ser o Fitz Roy, também há opções de trajetos a lagos e glaciares que incluem pernoites em acampamentos. Pelos caminhos é possível observar alguns animais típicos da região, como os condores, enormes pássaros pretos de colar branco. O Huemul, espécie de veado, também vive por lá, mas é muito difícil encontra-lo.

A trilha à laguna de los três, de onde se tem a melhor vista do Cerro Fitz Roy, tem 10 km, de subidas e descidas rodeadas de mata e belas paisagens. O último trecho é de subida bem íngreme e estava coberto de neve super escorregadia. A trilha não é difícil, mas exige um certo esforço. O cansaço logo é superado quando a paisagem final se revela. O Fitz Roy realmente faz justiça à sua fama e, refletido na lagoa a sua frente, compõe uma imagem incrível.

A vista do Cerro Torre, desde o mirante na laguna torre, também é linda, e inclui ainda um glaciar e seus pedaços de gelo desprendidos. A trilha tem 9km, e no final você pode andar mais 2 km contornando a lagoa até um mirante mais próximo do glaciar.

A trilha à Loma del Pliegue Tumbado, 12km, não leva a nenhum cerro, mas desde lá se pode ter uma visão diferente do Fitz Roy e do Cerro Torre, além de uma cadeia de montanhas ao seu redor. O final do caminho é íngreme e desprotegido, estava cheio de neve e ventava muito. Lá de cima eu pude observar o céu nublado ir se abrindo e revelando o sol e as montanhas.

Essas trilhas exigem, para cada uma, um dia inteiro de caminhada. É importante sair cedo e voltar enquanto está claro, além de levar água e alimentos. Se o clima estiver muito ruim é melhor não sair. Perto da cidade também tem os miradores Cóndores e Águilas, que oferecem belas vistas. Há também um caminho a uma pequena cachoeira, Chorrillo del Salto.

bottom of page